23 dezembro 2015

Resenha: O pequeno príncipe


Um piloto desistiu de ser desenhista na sua infância, pelo fato de que os adultos não compreendiam suas obras de arte. Então, ao torna-se adulto, segue a carreira de piloto, porém, seu avião cai no deserto e sem muitos recursos para consertar o problema, é necessário que ele fique lá alguns dias. 
Na sua primeira noite no deserto, que aparentava ser bem solitária, surge uma companhia! Um menino amável pede a ele que desenhe um carneirinho, e a partir disso, eles conversam e passam a conhecer melhor um ao outro. 

Antes de chegar na Terra, o Pequeno Príncipe havia realizado outras viagens por vários planetas e em cada um, aprendeu uma grande lição. No primeiro planeta, conheceu um rei bastante autoritário, no segundo deparou-se com um homem vaidoso, em seguida um bêbado, um homem de negócios, um geógrafo, e por fim, um acendedor de lamparinas. Todos bem divergentes, mas possuíam algo em comum: estavam cegos pelos seus vícios, e não conseguiam ter tempo para desfrutar a beleza da vida, pois estavam ocupados demais preocupando-se apenas com seus interesses.

A Terra chamou a atenção do Pequeno Príncipe por toda a sua diversidade, paisagens belíssimas, animais incríveis, e também a sua grandeza. E lá, conheceu uma cobra, uma raposa, e depois o piloto. Com cada um dos personagens, ele também aprendeu e ensinou muito com sua experiência, e forma diferenciada de encarar o mundo. Porém, a escassez de água no deserto era imensa, e eles precisavam de uma solução rápida ou morreriam.

A obra possui uma linguagem maravilhosa, super leve e encantadora. E quando ocorria uma palavra mais complicada no texto, logo em seguida era apresentado o seu sinônimo ou significado, para que dessa forma, o vocabulário das crianças desenvolva-se. Em cada aventura do príncipe é apresentada uma moral, ou o uso de lindas metáforas, que aguçam a reflexão sobre vários aspectos da vida.

Alguns dos temas abordados são:amizade, persistência, coragem, maturidade, ingenuidade, sabedoria, amor aos pequenos detalhes, a beleza da felicidade, a destruição que o ego traz, e o desejo pela descoberta de novos lugares, pessoas, histórias, sentimentos e ao final, boas lembranças. 

Os diálogos foram bem construídos, a narração é de fácil entendimento, e apesar de o livro ser destinado ao público infantil, não é um livro "bobinho". E sim, super recomendável a todas as idades, quem lê encanta-se a cada página, e as "pessoas grandes" conseguem aprender com a maturidade do "pequeno príncipe". Que nos faz ver e viver vários mundos, dentro de cada um.  
 

"São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar."  

"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz." 

"O essencial é invisível para os olhos."

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..."

"Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo."

"Minha flor... Eu sou responsável por ela! Ela é tão frágil! Tão ingênua!"

"É doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas."

"Meu amor, como eu gosto de ouvir esse riso! Pois é ele o meu presente."


Resenha por: Camilla Santos

18 comentários:

  1. Amei a resenha!
    Quando leio o título, eu fico pensado que se trata de uma história boba e infantil, quando li sua resenha mudei totalmente meus pensamentos. ^^
    Que linda história, acho que até lançaram filme dele, mas vou baixar o livro em PDF para ler e depois eu vejo o filme para compreender melhor a história.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Oi Cami, a resenha ficou incrível *u* eu juro que pensava que esse livro era infantil '- ' pela a capa e tals, só que mês retrasado eu resolvi ler algumas resenhas á respeito desse livro e descobri que não é, esse livro é maravilhoso, por mais que eu ainda não tenha o lido, mas já amo ele de coração. Pretendo lê-lo no ano que vem, como final de ano é super corrido e não dá pra a gente fazer quase nada na vida :v Tô encantada com o blog *u* seguindo, viu? Amei tudo aqui! Beijos, fica com Deus e até.
    Radioativa | Geovana Silva

    ResponderExcluir
  3. Nossa cara, que nostalgia esse livro. Ele foi um dos primeiros livro que eu li, e já reli diversas vezes desde então. A história é mágica e cada nova leitura feita acumulamos novos valores e pontos de vista. Enfim, o pequeno príncipe é um clássico.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  4. A história verdadeira deve ser linda! Tive alguns livros daqueles infantis e já eram lindos. Amei sua resenha.
    Beijos.

    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou doida por este livro <3 Parece ser uma história tão linda
    Adorei as suas resenhas, muito bem feita!
    Beijooos!
    Sentimentos Apurados ♥

    ResponderExcluir
  6. Só em ler essa resenha bate logo aquela nostalgia, vontade de ler tudo de novo ou assistir o filme até enjoar <3 é impossível não se apaixonar pelo O Pequeno Príncipe ♥
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  7. Camilla, você tem razão, O Pequeno Príncipe não é nem um pouco bobinho. O livro, para mim, tem um sentido cristão em muitos momentos da narrativa. Em várias cenas, refleti sobre dificuldades que o ser humano vive, e pude melhorar vários aspectos meus.
    Sabe o que eu também notei? Se uma criança lê o livro com 5 anos, tem uma interpretação. Já, se um adulto lê, a interpretação é totalmente diferente, mas a história é a mesma. Antoine ultrapassa sempre nossas expectativas. Bjos!

    http://manteigademinduim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é muito lindo, li quando era pequena e nesse ano meu irmão ganhou uma edição de presente e pude ler novamente.

    www.viniseoutrascoisas.com

    ResponderExcluir
  9. Eu já li esse livro várias vezes e cada vez que leio percebo coisas novas nele. É um livro incrível. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li mais já vi várias resenhas dizendo ser muito bom. Ainda vou ler um dia já coloquei na lista!Haha Adorei o post!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos meus queridinhos, daqueles que releio de tempos em tempos.
    Gostei muita da resenha.
    Um beijo moça

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    preciso ler esse livro, a história parece ser bela e envolvente cheio de aprendizados para ensinar ao leitor, que bom que gostou da leitura e e ótimos quotes esses.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, obrigada pelo teu comentário já sigo o blog.
    Ainda não li o livro mas já me contaram por alto a historia.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha! Esse é um dos meus livros preferidos. Já li, mas ainda não tenho na minha coleção, mas em breve terei. No momento tenho só o filme e amo <3 Feliz Natal!
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  15. o livro mais fofo que já li <3

    http://muraldagabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Camilla! Esse é um livro que eu não canso de reler! Lindo do início ao fim!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  17. Oi Camilla!
    Ah esse livro.....que história mais fofa!
    Agora então tem uma versão dele mais linda que a outra dele,fico até em dúvida de qual comprar kkkkkkkkkk
    Impressionante a quantidade de quotes que esse livro tem,livro pra ser lido e relido sempre!E como você disse,recomendado pra todas as idades :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Incrível como um livro tão seja tão forte
    Também escrevi no meu blogue sobre O Príncipe:

    goo.gl/X4s0Yq

    Abraços

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante ! Deixe seu comentário, seguindo as regras abaixo:

- Não use palavrões;
- Use comentários com conteúdo;
- Deixe o link de seu blog no final do comentário, para que eu possa retribuir o carinho.

Beijos, fique com Deus, e volte sempre ♥