19 dezembro 2015

Resenha: A culpa é das estrelas



Hazel Grace, é uma jovem de 16 anos que tem câncer nos pulmões, e os médios fazem o possível para aumentar seu tempo de vida, porém ela sabe que isso não é uma garantia, e sabe que sobrevivi pois é um milagre. Um tanto tímida e solitária, Hazel busca refúgio na leitura. Mas sua mãe, cansada de ver Hazel lendo e relendo "Uma aflição imperial" e não alimentando-se direito, insiste em afirmar que ela precisa fazer amigos, conhecer pessoas e lugares, para aproveitar sua vida e sair dessa tristeza que vai corroendo por dentro.

Depois de muita insistência, Hazel começa a participar de um grupo de apoio mas não por própria vontade, e sim, para agradar sua mãe e dessa forma, trazer um pouco de felicidade para ela. Afinal, Hazel acredita que é um fardo para seus pais, pois eles vivem em função de ajuda-la com os tratamentos. Na realidade, eles fazem tudo isso por verdadeiro amor que possuem a única filha.

No grupo de apoio, ela conhece Augustus Waters, ele chama a atenção de Hazel com sua beleza e carisma. Eles vão construindo uma amizade, que vai encaminhando-se para um namoro, e durante o relacionamento deles, ocorre uma linda parceria, ambos motivam um ao outro a não desistir. E ele, sempre quer levar Hazel para viver aventuras, e conquistar bons momentos e infinitas lembranças, preenchendo as páginas em branco e colorindo a sua vida.

O livro possui uma linguagem melancólica, porém isso o torna intenso! Os personagens foram bem construídos, de forma que é possível visualizar cenas, e sentir com realidade o que cada um está enfrentando, torcer por eles e se alegrar quando algo bom acontece, e também amá-los.

As frases são belíssimas, marcantes e envolventes. Muitas lições são aprendidas, por exemplo: como manter-se forte em meio a situações ruins, o valor da amizade, a pureza do amor, relacionamento com pais e filhos, e claro, aproveitar cada dia como se fosse o último: sem mágoas, rancor, fraqueza, desistências, ou falta de perdões. Apenas buscando o lado positivo de tudo, sabendo que apesar de não entendermos algumas coisas, elas tem sim um propósito.

"Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá?”

"Espero que saiba que sua tentativa de ficar longe de mim, não diminui o que eu sinto por você."

"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."


"Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter."

"Sei que o amor é um grito no vazio, e que o esquecimento é inevitável, e eu te amo."

"Não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito, você me deu uma eternidade dentro dos dias numerados e por isso eu sou eternamente grata."

"Ela não queria um milhão de admiradores, só queria um. Talvez não tenha sido amada por muitos, mas foi amada profundamente."

"Ela é tão linda! Não me canso de olhar para ela. Não me preocupo se ela é mais inteligente que eu: sei que é. É engraçada sem nunca ser má. Eu a amo, Sou muito sortudo por amá-la."

Resenha por: Camilla Santos.

8 comentários:

  1. Simplesmente amo esse livro, as frases são simplesmente encantadoras e marcantes *-*
    Beijos

    http://findinggtheway.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hazel e Gus... Como eu gostei da história, dos personagens... E mesmo tendo uma história melancólica como disse, eu me diverti algumas vezes com os personagens.

    Adorei o livro é a resenha.

    BjO
    WWW.brechodanylins.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro que eu sempre fiquei reticente em ler e até agora não o fiz, vi o filme e confesso que até gostei, enfim, quem sabe um dia eu leia o livro.
    Estou seguindo e adorando o blog!
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é lindo!
    Eu já li o livro, vi o filme (chorei a beça), e já fiz resenha dele no meu blog.
    Eu acho a história linda e emocionante, mostra o quanto eles são fortes e merecedores do amor verdadeiro assim como todos os demais.
    A amizade deles também é linda e inspiradora. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camilla!!
    Acredita que eu tenho esse livro e nunca li?
    Não sei nem explicar ao certo o que me impede :(
    Imagino que seja encantador e um dos melhores do John Green!
    Quero lê-lo agora em 2016!
    Parabéns pela resenha ;)

    Adorei seu blog, viu?
    Tô te seguindo ;)

    Beijo grande ;)
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  6. Eu vi apenas o filme, ainda não tive a oportunidade de ler o livro.
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Camilla! Esse livro é lindo, né?! Realmente as frases são marcantes, o meu é cheio de post-its marcando as que mais gostei.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu adoro ACEDE, tanto o livro como filme. E as frases são belíssimas mesmo. ♥

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante ! Deixe seu comentário, seguindo as regras abaixo:

- Não use palavrões;
- Use comentários com conteúdo;
- Deixe o link de seu blog no final do comentário, para que eu possa retribuir o carinho.

Beijos, fique com Deus, e volte sempre ♥