05 março 2013

Resenha: Clarissa


Esse livro é realmente lindo e encantador, não há acontecimentos bombásticos, reviravoltas, tramas, romances ou surpresas. Ao contrário, ele trata do cotidiano dos moradores de uma pensão e da vida de Clarissa (a personagem principal) uma menina que vai amadurecendo ao longo da história  e contempla a vida com seus olhos inocentes e tenta desvendar seus mistérios .

Clarissa, é uma adolescente de 13 anos filha de fazendeiros, que vai estudar na cidade grande e mora na casa de sua tia (onde funciona uma pensão) . Uma menina extremamente meiga que vai descobrindo que a vida não é um "conto de fadas" como ela imaginava . Por ser uma menina silenciosa, o livro se organiza em uma narrativa psicológica, onde são mostrados os pensamentos da adolescente que questiona a vida e as nossas ocupações na sociedade.


Muito me agradou a leitura de Clarissa, pois , a forma de como a história é narrada, a forma de mostrar aquela menina tão sensível, amável e ingênua amadurecendo, despertando para os mistérios da vida, vendo seus sonhos e fantasias infantis serem destruídos à medida que vai crescendo é fascinante.

Ela via o mundo de forma poética, a natureza era a sua inspiração, Clarissa com um sentimento puro de menina, vai se tornando mulher e aprendendo que a vida não é tão doce, mas também possui seu lado amargo.

Ao ler esse livro, acabamos nos identificando com um personagem ou outro, e vamos percebendo que essa história trata da realidade de cada um de nós, nossos medos, segredos, dúvidas, sentimentos, desejos, sonhos e ilusões . Muitos leitores dizem, que (assim como eu) ao ler Clarissa se emocionaram profundamente existem também alguns que chegaram até a chorar, pois estavam tão envolvidos com a história que a emoção falou mais alto.


Mergulhei de cabeça nesse livro e afirmo : Experimentei um belo mergulho . Eu não poderia deixar de indicá-lo, ele possui uma história envolvente, e uma leitura fácil e prazerosa, ideal para quem quer relaxar lendo um bom livro. Separei um trecho do livro que na minha opinião, se resume perfeitamente com a doce menina Clarissa.


"Amaro fecha o livro e olha o jardim. Por que será que lhe vem à memória a imagem de Clarissa? Clarissa é parte integrante deste jardim florido e luminoso, Clarissa é como a relva veludosa, como as glicínias, como as margaridas, como as rosas. Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. Clarissa é música e é poesia, menina e moça - olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece".

- Página 87, capítulo 15.

Resenha por : Camilla Victória

5 comentários:

  1. Esse livro parece ser realmente ótimo.
    Seu blog está muito bem elaborado, continue assim, muito sucesso !
    Beijos linda.
    Jéssica Beatriz.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica,
    O Livo é encantador e inesquecível! eu recomendo.
    Obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog.
    Beijos !

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler esse livro faz algumas horas e é realmente muito bom! Me apaixonei por cada personagem e ainda mais por Clarissa. Confesso que quando o livro acabou fiquei com uma vontade de ler tudo mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com esse livro há um bom tempo e ainda não li, só peguei o comecinho, mas pretendo ler futuramente.

    amandastale.blogspot.com
    amanda-de-lima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro quando era adolescente e nunca mais o esqueci, é uma história envolvente e que toca profundamente a nossa alma, pois nis identificamos com a personagem. Ainda hoje, aos 58 anos, a história se encontra viva em minha memória, bem como os efeitos que ela me causou.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante ! Deixe seu comentário, seguindo as regras abaixo:

- Não use palavrões;
- Use comentários com conteúdo;
- Deixe o link de seu blog no final do comentário, para que eu possa retribuir o carinho.

Beijos, fique com Deus, e volte sempre ♥